Para que você defina com clareza o seu público-alvo e, dessa forma, atinja certeiramente a segmentação de mercado pela qual a sua empresa está voltada, nós selecionamos as principais dicas para te ajudar nesse processo. Vamos lá?
1. Faça perguntas aos seus clientes atuais
Uma excelente maneira de conhecer o público-alvo da sua empresa é fazendo perguntas para os seus atuais clientes para compreender melhor o seu comportamento.
Ao questionar os seus reais clientes, você reduz as chances de errar na definição de público-alvo — afinal, as informações não serão baseadas em suposições, mas em dados reais.
Entre as perguntas que você pode realizar para conhecer o seu público-alvo, podemos destacar:
- Quais são os objetivos que você quer alcançar?
- Quais problemas impedem você de conquistar este objetivo?
- Quais são suas principais fontes de informação?
- Quais as expectativas sobre o meu produto e serviço?
Respondendo a essas perguntas, você terá uma noção exata de quem é e o que espera o público-alvo da sua empresa.
2. Use dados das pesquisas de segmentação de mercado realizadas
Outra forma de conhecer o público-alvo da sua empresa é usando pesquisas já realizadas sobre a segmentação de mercado que você deseja atuar.
Nessas pesquisas, você poderá obter informações que dificilmente teria acesso apenas questionando os seus clientes. Esses dados poderão ser muito úteis para a criação de conteúdo, desenvolvimento de novos produtos e para o aumento no número de vendas.
Pesquisas de segmentação de mercado já realizadas podem ser encontradas em revistas especializadas do setor, em materiais de divulgação de parceiros de negócio ou até mesmo com seus concorrentes.
3. Entenda quais são os pré-requisitos para ser seu cliente
Independentemente do produto ou serviço que você comercializa, é natural que o seu cliente possua alguns pré-requisitos para aproveitar de todos os benefícios que você oferece na segmentação de mercado que atua.
Esses pré-requisitos podem ser vários, como o conhecimento de tecnologia para o uso do produto, a posse de certos equipamentos indispensáveis para o uso do produto ou até mesmo a necessidade de uma infra-estrutura básica.
Com essas informações, você entenderá diversas características importantes do seu público-alvo sem precisar fazer qualquer tipo de pesquisa — o que ajudará muito na definição de suas estratégias.
4. Documente todas as informações de seu público-alvo
Tão importante quanto conhecer o público-alvo da sua empresa é garantir que nenhuma das informações que você coletou se perca — o que demandaria novas pesquisas no futuro e, consequentemente, mais custos.
A melhor maneira de fazer isso é criando um documento para registrar todas as informações do seu público-alvo. Além de organizar os dados, garantindo que tudo seja usado em suas estratégias, esse processo permitirá que outros membros da sua empresa também acessem as informações com eficiência.
Mesclando as informações gerais do público-alvo e as informações específicas da sua persona, você ajudará todo o seu time de marketing e vendas a entender melhor o seu cliente, sua segmentação de mercado e, assim, vender mais!
Fonte: raccoon.ag
Foto: pixabay